Táticas da indústria do tabaco para vender mais doenças

Plataforma online detalha táticas da indústria do tabaco para driblar controle no Brasil

Estratégias de empresas é tema de plataforma online que disponibiliza dados atuais e informações detalhadas sobre as táticas que o setor privado usa para enfraquecer ações que fortalecem o controle do tabaco no país.

Tabaco 7.4.16
Medidas do governo e da sociedade civil para conter consumo de produtos derivados do tabaco são enfraquecidas por estratégias da indústria da substância. Foto: Município de Aracruz

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil participou na quinta-feira (31) do lançamento da plataforma online Observatório das Estratégias da Indústria do Tabaco. O projeto oferece a pesquisadores, técnicos e militantes informações detalhadas sobre as táticas de empresas para comprometer e minar as ações que fortalecem o controle do tabaco no país.

O site também fornece dados atuais sobre medidas legislativas que o Brasil vem adotando para cumprir as recomendações da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O portal disponibiliza ainda informações sobre a proibição de aditivos nos produtos derivados do tabaco, o contrabando de cigarros, o andamento da adoção do protocolo contra o comércio ilícito e a forma como empresas têm promovido a inserção de cigarros eletrônicos no mercado.

Com o projeto, o Brasil busca atender ao que foi estabelecido pelo Artigo 5º da CQCT, que versa sobre o monitoramento de como a indústria do tabaco atua para enfraquecer as medidas que favorecem o controle da substância no país.

A iniciativa foi desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em parceria com a OPAS, a Comissão Nacional para a Implementação da CQCT no Brasil (CONICQ), a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Respiratórias (The Union) e a Aliança para o Controle do Tabaco (ACTBr).

Estratégias e Táticas, Organizações e Pessoas

Organizações
Organizações ligadas a Indústria do Tabaco
Institutos de pesquisa
Pessoas
Pessoas da indústria do tabaco
Lobistas e Relações-Públicas
Políticos
Advogados
Cientistas
Blogueiros pró-tabaco
Libertários
Estratégias e Táticas da Indústria do Tabaco
Clique nos links abaixo para conhecer as diversas táticas empregadas pela indústria do tabaco e seus aliados:

Fazer manobras para ‘capturar’ processos políticos e legislativos
Influenciando tomadores de decisão
Técnicas envolvendo terceiros
Tática Jurídica
Porta Giratória
Exagerar a importância econômica da indústria
Rebatendo críticas
Manipular a opinião pública para ganhar uma aparência de respeitabilidade
Tática RSC
Táticas midiáticas
Táticas publicitárias e marketing
Táticas online
Táticas educativas
‘Fabricar’ apoio por meio de grupos de fachada
Depreciar pesquisas científicas comprovadas
Influenciando a ciência
Intimidar os governos com litígio ou ameaça de litígio

Fonte:  ONUBR/OMS/OPAS

Textos correlatos:
Philip Morris quer mandar no Uruguai e no seu pulmão.
Mulheres e drogas: relações pessoais, sociais e tratamento.
Por que cervejeiro é empresário e dono de “boca de fumo” é traficante?
Vender doenças está mais difícil… na França.
“Mídia e publicidade influenciam nos transtornos mentais”

Quem vende saúde?

Quem vende doenças?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *